11 alimentos não saudaveis e suas consequencias

A indústria alimentícia faz uma propaganda enorme em cima de produtos light e diet, pretensamente saudáveis. Nas, agora você vai saber por que isso não deve ser levado a sério.  alimentos não saudaveis e suas consequencias

Barra de Cereal:  A única verdade sobre ela é que contêm fibras, que no final das contas é uma quantidade mínima e que não dá conta de equilibrar todos os outros ingredientes que fazem parte da receita, e que, sabidamente, são prejudiciais à saúde. Quer ver? Muito sódio, muito açúcar,  gordura trans, flocos de arroz para fazer volume, muitos aditivos químicos para dar sabor, cor, conservar, etc.  

alimentos não saudaveis e suas consequencias

Peito de peru: Se fosse o natural ainda. Mas, este que estamos falando aqui é embutido e todos os embutidos contêm muito sódio e conservantes que, comprovadamente, causam câncer. Some-se e a isso os corantes, saborizantes, acidulantes, etc, e tal e tenha uma bomba química que vai exigir trabalho extra dos seus rins e fígado.  Será que vale a pena? 

alimentos não saudaveis e suas consequencias

Sobremesas Lácteas, iogurte com pedaços de frutas, iogurte grego, iogurtes ligthts, etc:  De novo,  são bombas feitas de uma quantidade exagerada de açúcar e produtos químicos. O único iogurte recomendado é o natural, ou seja, aquele feito de leite integral e que tem sabor azedo mesmo. O azedo vem da fermentação, processo no qual os componentes do leite – que podem causar alergia – servem de  alimento aos lactobacilos. E por isso, na fermentação esses componentes são todos eliminados. Se for iogurte natural, consuma sem medo. Mas, fique longe dos outros. Com o tempo o seu paladar vai se adaptanto e você nem vai conseguir consumir as versões açucaradas. 

alimentos não saudaveis e suas consequencias

Pão integral: Esses que você compra em supermercados são falsos pães integrais. Contém uma grande quantidade de farinha branca e pouquíssima farinha integral. O pão é um alimento que possui um alto índice glicêmico e só isso já deveria ser motivo suficiente para você eliminá-lo da sua dieta.  Mas, se você ainda não consegue fazer isso, ao menos preste atenção no rótulo do produto. Os ingredientes são descritos na ordem da sua proporção na composição da receita. Ou seja, se o primeiro ingrediente descrito for “farinha de trigo enriquecida com vitaminas” esqueça! É pão branco disfarçado de integral. O pão feito com 100% de farinha integral fica pesado e o seu sabor é levemente amargo, por causa das sementes. Por isso desconfie dos pães saborosos que se dizem integrais. Isso não existe. 

alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Suco de Frutas em caixinhas: Contém xarope (concentrado de açúcares) em quantidade igual ou maior que nos os refrigerantes; sódio, acidulantes, conservantes, corantes e o diabo a quatro. Os light (ou diet) possuem tudo isso, menos o açúcar, mas aí, entram os adoçantes e mais uma leva enorme de outros produtos para tornarem o sabor palatável. No final de tudo, para dizer que tem, coloca-se um tiquinho de suco de fruta.  Alguns pretendem ser saudáveis por serem feitos à base de soja. Mas, se você pesquisar aí no Google vai encontrar inúmeros resultados que dão conta que a soja, na verdade, possui antinutrientes que são altamente prejudiciais à saúde. Mas, falaremos da soja num item separado, mais adiante. 

alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Frozen Yogurt: Tão ruim para a sua saúde quanto o sorvete de massa. Contém açúcar, gordura trans (para dar a consistência cremosa) e muitos aditivos químicos. Uma alternativa aos industrializados é fazer o seu frozen yougurt em casa, batendo no liquidificador iogurte natural com frutas e um pouquinho de açúcar ou adoçante (se for o caso). Congele de um dia para o outro e consuma sem peso na consciência. 

alimentos que parecem saudáveis, mas não sãoLeite de Soja ou Suco de frutas com leite de soja: Além de todos os aditivos, contém os antinutrientes da soja. Confira no próximo item. 

alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Soja: A soja é um grão que contém fitoestrógenos (similar ao estrogênio) em grande concentração e isso pode ser prejudicial aos homens. Além disso,  contêm fitatos, que são substâncias que bloqueiam a absorção de vários nutrientes no nosso organismo, como o ferro, o cálcio e o zinco. A falta do ferro  causa anemia; a falta do cálcio, osteoporose e dor crônica. A falta de zinco afeta o cérebro e a memória. Outro antinutriente da soja é um inibidor da enzima tripsina (produzida pelo pâncreas e necessária à boa digestão de proteínas). Estes inibidores não são eliminados no cozimento da soja e podem causar diversos problemas ao  nosso organismo. Pesquisas com ratos de laboratórios alimentados com dieta contendo inibidores de tripsina ocasionaram o aumento do pâncreas nas cobaias e até o desenvolvimento de câncer de pâncreas.  Ou seja, a soja não é o alimento saudável como se diz por aí. As únicas versões liberadas deste alimento são as que durante o processo são fermentadas (shoyu missô e tofu) porque a fermentação elimina todos esses antinutrintes.  Fora esses três, nenhum outra forma é segura para sua saúde. 

alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Açaí: Na verdade a fruta é ótima. Mas, o sabor natural dela não é nada agradável; se assemelha ao aroma de terra. Então para que ela agrade aos paladares acostumados ao doce, entram outros ingredientes como o xarope de glicose com guaraná, que possui altas concentrações de açúcar. E isso acaba com as qualidades do açaí. Uma boa ideia é usar a polpa batida com frutas (banana, por exemplo). De preferência sem açúcar. 

alimentos não saudaveis e suas consequencias

Gelatina: Sim, a gelatina tem colágeno. Mas a quantidade é tão irrisória que não chega a impactar positivamente sua saúde. A versão industrializada é cheia de corantes, acidulantes, aromatizantes, açúcar ou adoçante. Tudo isso somado faz com que os benefícios da gelatina percam feio para os malefícios. 

alimentos não saudaveis e suas consequencias

Castanha-do-Pará e outras oleaginosas: Aqui o que vale é a máxima menos é mais. A castanha-do-Pará (e outras oleagionosas) são ótimas fontes de proteínas, fibras, vitaminas do complexo B, zinco, magnésio, acídos graxos essenciais e muito ricas em selênio. Um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, concluiu que a ingestão diária de duas castanhas elevam em 65% o teor de selênio no sangue. Isso é o suficiente para combater o envelhecimento celular, pois é antioxidante. Consumida nessas quantidades, as oleaginosas desintoxicam o organismo, melhoram a memória e a imunidade e ajudam a controlar os níveis de colesterol.  Mais que as 2 unidades diárias  recomendadas pode acarretar a selenose, ou a toxidade crônica do selênio, que aumenta o risco de câncer, causa perda de cabelo, dermatite e alterações neurológicas, entre outras.   
 

Fonte Castanha-do-Pará: fag.edu.br/

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